quinta-feira, 20 de maio de 2010

Encerrando o Blog: Mantida a tradicao 55° Festa Regional do Arroz de São João do Polêsine foi um sucesso


Muito Bem amigos que acompanharam o Blog da festa Regional do Arroz de São João do Polêsine em sua quinquagesima quinta edicao fiquem agora com um texto de encerramento e tambem estaremos disponibilizando as fotos no site www.polesine.com.br

Frio, tempo nublado, uma garoa que insistiu em cair ,não foram obstáculos.Toda tradição, o calor que o publico trouxe ate a edição de 2010 da Festa Regional de São João do Polêsine, realizada no ultimo final de semana dos dias 14 a 16 de Maio, fez com que uma festa que esta com cinqüenta e cinco fosse um sucesso.

Toda esta receptividade começou na sexta-feira com abertura oficial da festa, no salão paroquial, contando com a presença da Prefeita Municipal de São João do Polêsine Denise Milanese, o Padre Osvaldo que deu a bênção para que tudo corresse tranquilamente e demais autoridades. Logo após ocorreram os seminários sobre a Cultura do Arroz, onde os participantes puderam conferir as palestras ministradas pelo pesquisador da Equipe de Melhoramento Genético do Irga, Sérgio Gindri Lopesonde destacou os novos cultivares de arroz que estão sendo instalados para melhorar a resistência do arroz. As “Novas normas de classificação do arroz”, foram apresentadas pelo assessor técnico do Irga, Gilberto Amato onde demonstrou todas a normas efetivas que se da na classificação do arroz e o Engenheiro Agrônomo Fabricio Gose que falou da comercialização do arroz.

Depois o Projeto Flauta e o Coral Juvenil fizeram suas apresentações para o publico divertindo e emocionando todos que estavam presentes com canções já conhecidas e coreografias feitas por eles mesmos. O Projeto Flauta e uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, Associação OntoArte e Antonio Meneghetti Faculdade. O primeiro dia acabou com um jantar onde foi servido a tradicional gastronomia italiana.

Já o sábado infelizmente devido ao tempo estar em condições climáticas desfavoráveis para apresentação dos paraglaiders, e para própria segurança,alegaram os responsáveis, eles não sobrevoaram os céus da cidade , e no domingo o tem fechado também prejudicou. Continuando o sábado, com um repertório muito diferenciado, a Banda da Brigada Militar trouxe sonoridade ate a festa. Foram 45 minutos de apresentação encerrados com um `parabéns para você`. Depois as bandas SP2 e Novo Rumo deram o ritmo na praça central. Musicas conhecidas no repertório animaram o publico que prestigiou tanto os expositores quanto os shows.

E o ultimo dia de festa, o domingo, iniciou com os sinos da igreja anunciando o dia de almocos, desfiles e outras atrações da festa. Como já e tradicional a Missa em Ação de Graças pela colheita foi realizada na Igreja Matriz. Muita gente estava presente para agradecer pela colheita e receber a benção para que a próxima seja mais farta. E como já e tradição, um publico excelente compareceu em peso, apesar do frio e do tempo,para o almoço. A procura foi maior que o imaginado, tanto que tiveram que dividir em duas levas de mesas para acomodar todos presentes.

O ponto alto da 55° Festa Regional do Arroz de São João do Polêsine foi o tão aguardado desfile que com o tema ` Arte trazida pelos imigrantes` que reuniu 17 carros com diversos temas e muita criatividade por parte dos responsáveis.Na abertura do desfile a Prefeita Denise Milanese agradeceu a todos de fora e salientou a união da comunidade , destacou também a `Barragem do Soturno` e a parte asfaltica que será feita em Vale Veneto. O publico compareceu em bom numero, as soberanas da festa abrindo o desfile, os carros estavam muito bem feitos dando um espetáculo a parte. Por fim tivemos a entrega dos prêmios de Destaques do Desfile 2010. Os ganhadores dos troféus foram: Trabalho da mulher rural, Arte e Mestici de nostri italiani, Açúcar Mascavo, ferraria, Frutaiolo e Ortolano e Irrigação.

São João do Polêsine aguarda todos no ano que vem para que a qüinquagésima sexta festa supere ainda mais em todos os aspectos esta que uma das mais tradicionais festa da quarta Colonia.

A 55° Festa Regional do Arroz de São João do Polêsine foi uma promoção da Paroquia São João Batista com o patrocínio da Secretaria de Turismo Estadual e Lazer do Estado, Banrisul, Banco do Brasil e IRGA. Apoio da Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, ACISA,Sindicato dos Trabalhadores rurais, Societa Amici D`Italia. E EMATER.


Texto e Fotos: Anderson Puiatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário