domingo, 9 de maio de 2010

Festa contada em seus cartazes.

Um risoto. Um prato típico italiano que envolve arroz foi o principal ingrediente para o começo da Festa do Arroz. No ano de 1955, após um almoço, com risoto de prato principal, cuja finalidade era a compra de mapas geográficos para escola Externato Mater Ter Admirabilis, houve uma inesperada surpresa. Um desfile de tratores organizado pelos agricultores da região na rua central da cidade causando grande admiração a todos. Na semana seguinte, o Pe. Roberto Nacimento e os fabriqueiros Benjamin Bisognin, João Antonio Rosso, Alfredo Roberto Bortolotto, Leao Alexandre Felice, Guilherme Vitorio Alberti, Agostinho Borin e Albino Ceolin decidiramcomo Acao de Gracas pela colheita criar a Festa do Arroz.

Com a criação do município em 1992 foi então denominada Festa Regional do arroz e a data estipulada foi o 3 domingo de maio, que no ano de 2010 será nos dias 14,15 e 16 de Maio. A festa com o passar dos anos fica cada vez melhor como um vinho que pode ser servido com o risoto. Já foi garota, trintona, quarentona e hoje chega a sua quinquagésima quinta edição com muito orgulho e sempre trazendo das gerações anteriores, um orgulho imenso e o legado de Fe e Trabalho impostos desde o inicio desta festa.

São Seminários técnicos, gincanas, almoço festivo, atrativos culturais e gastronômicos, agroindústrias e maquinas agrícolas e o famoso desfile, com o tema Arte trazida pelos imigrantes, na rua central do município de São João do Polêsine. Tudo e claro em função do arroz que é a maior riqueza do município.

Convidamos a todos para prestigiar esta grande Festa que, com o passar do tempo, fica cada vez melhor. Então venha e confira nos dias 14,15 e 16 de Maio, garantimos que ficara as lembranças e você voltara no ano que vem com certeza.










Texto: Anderson Puiatti
Fotos: Arquivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário